Se aprofundando sobre os Romances Policiais

Apesar de parecer simples apenas pelas 3 etapas, existem regras para se montar uma obra do gênero, por exemplos os Decálogos de Knox:

1. O criminoso deve ser alguém mencionado na primeira parte da história. não deve ser ninguém que o espectador leve em consideração como suspeito.
-Você não pode inventar um personagem no final da história e dizer que é o culpado.
2. Todos os agentes sobrenaturais ou serão descartadas por uma questão de disciplina.
-Nada de explicar um evento/situação por meio de algo inexistente ou não comprovado cientificamente.
3. Não é admissível mais que uma sala ou passagem secreta.
-Senão seria impossível de resolver!
4. Venenos desconhecidos até agora não podem ser utilizados, nem qualquer aparelho que terá uma explicação científica ao longo do final.
-Ou seja, ficção científica não é permitido.
5. Nenhum chinês deve figurar na história
-Pode parecer estranha, mas na época existia um personagem chinês famoso que era um gênio do crime e estava causando um preconceito com o povo chinês
6. Nenhum acidente deve jamais ajudar o detetive, nem ele deve sempre ter uma intuição inexplicável que o guie às suas decisões".
-Nada de acasos que favoreçam o detetive nem uma intuição paranormal.
7. O detetive não deve cometer ele mesmo o crime.
-O detetive não será, portanto, o culpado, em hipótese alguma.
8. O detetive não deve deter-se em quaisquer pistas que não sejam produzidas instantaneamente para a inspeção do leitor.
-Ou seja, não surgirão pistas que o espectador não tenha visto.
9. O amigo estúpido do detetive (seu ajudante), o Dr. Watson, não deve esconder os pensamentos que passam por sua mente, sua inteligência deve ser pouca, mas muito ligeiramente, inferior à do leitor médio.
-Detetives só devem ter assistentes meio burros que falam só besteiras, mas que eventualmente ajudem-no a solucionar seus casos.
10. Irmãos gêmeos, e duplos em geral, não devem aparecer, senão quando, seu surgimento tenha sido devidamente preparado.
-Sem essa de irmãos gêmeos que surgem do nada, se existir deve ser falado desde o início.

Caso você desrespeite alguma dessas regras, você estará entrando no famoso cliché.

Também existem 3 informações importantes que precisam ser cuidadosamente pensandas para montar um Romance Policial, que são o porquê (o que leva o culpado a cometer o crime? amor? dinheiro? vingança?), o como (qual o mistério que o detetive teve de resolver?), e quem (qual, do elenco de personagens, cometeu o crime?)

Uma visão interessante que gosto de ter sobre esse gênero é que é um jogo entre o escritor e o leitor, onde o escritor deve fazer mistérios impossíveis de seres solucionados, e o leitor deve desafiar o escritor e resolver os mistérios antes da solução aparecer.

>Página principal<